63 responses to “Porque Itacoatiara, Itaipuaçu e outras praias da região oceânica de Niterói estão PODRES?”

  1. Niterói está literalmente na MERDA!!!! Votem pra melhorar e não pra fazer parte desse "esquema" corrupto!!!! Fora Jorge!!!!

  2. Deixei um VIDEO e uma matéria(feita por mim)no ano passado.

    http://pronemediah.com/​home/denuncie/

    e

    http://pronemediah.com/​home/ate-quando/

  3. fdp!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Não é só Niterói, mas toda a costa de Maricá está com o mesmo problema!!!!!! De Itaipuaçu à Ponta Negra. Moro há 22 anos em Maricá, e de fato só de uns 3 anos pra cá que tenho observado tal fenômeno! E aqui não tem despejo nenhum de esgoto ao longo da costa, e mesmo que tivesse, não justifiicaria o tamanho do problema que se tem notado. SIMPLESMENTE UM ABSURDO! Cambada de CRIMINOSOS!

    Hoje fui na praia de Ponta Negra, aqui em Maricá e a água tava toda escura, com uma gordura nojenta….até um tempo atrás nessa época do ano o que a gente via era um monte de água viva…agora não existe mais!

    1. http://www.avaaz.org/po/ entre, procure por contato e peça uma petiçao!

    2. Hector Noya Conseguir que o Avaaz apoie uma petição é difícil, e geralmente só apoiam petições de caráter nacional. Mas se você tiver algum contato ou outra informação por favor compartilhe.

    3. Conseguir que o Avaaz apoie uma petição é difícil, e geralmente só apoiam petições de caráter nacional. Mas se você tiver algum contato ou outra informação por favor compartilhe.

    4. Não só Ponta Negra, mas também a Barra de Maricá está impraticável… estive lá recentemente, o mar está negro e quando atinge a areia ela simplesmente fica imunda… eu moro em maricá há 14 anos e NUNCA vi o mar deste jeito…

  5. Também dizem que é a corrente que esta trazendo o lixo do Emissário de Ipanema e Leblon, a coisa ta ficando feia e alguém tem que fazer alguma coisa!!!

    1. http://www.avaaz.org/po/ entre, procure por contato e peça uma petiçao!

    2. É dificílimo, de uma hr p outra, o emissário da Zona Sul do Rio afetar até Ponta Negra, Chris. Além disso, efluente de emissário não contém óleo na quantidade que temos visto.

    3. Bom saber! De qualquer forma é preciso uma ação, depois de ler a reportagem percebi que faz sentido pelo fato do lixo parecer mesmo velho e degradado, é uma pena!

    4. Bom saber! De qualquer forma é preciso uma ação, depois de ler a matéria percebi que faz sentido pelo fato do lixo parecer mesmo velho e degradado, é uma pena!

  6. Alguém sabe me dizer se o emissário de Maricá já está funcionando? Medida compensatória da Comperj…e bem o Bota-fora é isso mesmo..pressão no INEA galera!!!!!!!!!!! Este projeto passou pela minha mão, mas como o licenciamento está pelo INEA ou Ibama já viram né…fragmentam as forças ambientais exatamente pra isso…limitam o poder dos orgãos, venhonhanacional###
    http://www.itaipuacusite.com.br/2012/02/sociedade-civil-niteroiense-quer.html

    1. O emissário ainda não foi construído e também estamos de olho nele, Michelle.

    2. Michele, você poderia entrar em contato com info [arroba] preserveassim.org ? Estamos montando um grupo para lutar contra esse crime e gostaríamos de ajudar o ICMBio.

    3. Estamos aqui em Maricá lutando contra o TPN e emissário submarino…Precisamos nos unir nada disso é bom… http://www.preserveassim.org/fora-duto/ , http://www.peticao24.com/forum/post/630267 , http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N20140
      Divulguem !!!Obrigada!

  7. O Boechart conversava com algum especialista esses dias na radio sobre esse tema e pelo que entendi a alga se prolifera principalemnte onde há alto nível de material orgânico, ou seja, a maré vermelha ocorre por causa the poluição….

    1. Bia, maré vermelha é um problema comum e frequente. Estamos lidando com OUTRO problema dessa vez. Basta ler o post acima para entender.

    2. exatamente…

  8. Alguma medita já foi tomada ou os autores da matéria contentaram-se com a mera publicação?

  9. Alguma medida foi tomada ou os autores da matéria contentaram-se com a mera publicação?

  10. Acho que o jeito é todo mundo parar de consumir em retaliação a isso e a mts outras coisas mais.

  11. De acordo com o RIMA que você falou para ler:
    /9/ Alterações na qualidade das águas:
    A ressuspensão de sedimento para a coluna d’água aumenta a turbidez das águas superficiais próximas ao local de dragagem e na área de botafora. Essa turbidez é devido a partículas de sedimentos fino (argila e silte), que apresentam contaminantes, e que permanecem suspensos por mais tempo na água, do que sedimentos compostos de areias que rapidamente se depositam no fundo.
    Este impacto é considerado negativo, direto, local, de curto prazo, temporário,
    reversível, de média magnitude e importância e, portanto, de média significância.
    Os critérios e a definição dos impactos e seus significados pode ser encontrado na página 39 do link abaixo.
    http://www.observatoriodopresal.com.br/wp-content/uploads/2011/09/RIMA-DRAGAGEM-TAIC.pdf

    Antes de falar que estão querendo transformar nosso mar em LIXÃO. Tenha a capacidade de ler os dados técnicos de quem entende do assunto. Duvido que o autor tenha lido o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), que é um resumo da "obra"…
    Caso queira se aprofundar no assunto, procure o EIA(Estudo de Impacto Ambiental).

    1. A linguagem polida e esterilizada do RIMA, uma previsão feita em 2008, só engana quem quer ser enganado: políticos, empresários e outros que tem algo a lucrar com essa operação. "Impacto negativo de média significância"???

      Pergunta aos pescadores se o mar não mudou, se os peixes não sumiram (o volume de pesca caiu cerca de 90% na área) ou estão contaminados. Pergunta aos frequentadores da praia se o banho não tem estado impossível. Leia da reportagem do Globo sobre PEDAÇOS de TELEVISÃO encontrados onde a correnteza nunca os levaria. O NOME DISSO É LIXÃO.

      Impactos são vistos e sentidos FORA DO PAPEL. Não interessa o que PREVÊ o RIMA. Se você é cientista, não esqueça que o RIMA é uma PRE-VISÃO. É um estudo sobre o que DEVERIA acontecer, não sobre o que está acontecendo ou o que aconteceu.

      Como diz Axel Grael: "a Licença Ambiental para estas atividades não pode ser uma decisão no varejo, mas no atacado. Ou seja, não podemos decidir com base em "eia-rimas ou ras" feitos caso a caso."

    2. Itacoatiara ,
      Nunca falei que esse empreendimento não teria impacto ambiental. Todo e qualquer empreendimento deste porte tem algum dano ambiental. Para isso são feitos os EIA/RIMA's. Causar o menor impacto possível.

      A questão que deve ser colocada em cheque é se esse empreendimento é realmente necessário.Para isso servem as audiências publicas!!

      Concordo com você que as praias estão numa condição pior do que estamos acostumados. Mas me parece muito leviano colocar a culpa neste ou naquele sem ter provas concretas. Só porque apareceram "PEDAÇOS DE TV" onde a correnteza nunca os levaria não quer dizer que foram as barcaças do bota-fora que os despejaram. Os sedimentos físicos das barcaças são separados. Sedimentos físicos como "PEDAÇOS DE TV" são retirado e enviados a outro tipo de local. Quem disse que não foi um outro qualquer que tacou essa carcaça onde não deveria ser tacado? Um próprio pescador sem consciência ambiental. Qualquer um pode ter feito isso…

      Enquanto aos pescadores eu não tenho muito o que ponderar. Não conheço sobre pesca, onde vivem os peixes e o que mudou desde então. Mas eles também não são santos. Suas embarcações antigas e sem manutenção também poluem da mesma forma. Muitas vezes sua água de lastro é misturada com óleo e despejada no mar. Muitas vezes pescam onde não deveria. Mas eu não sei o que falar sobre esse assunto, então prefiro me abster.
      Concordo com você que o RIMA é uma previsão. Muito bem dito.O que acontece no papel, muitas vezes não acontece na realidade.Escrevi aqui porque achei seus pontos de vista muito levianos. Sair distribuindo culpa é muito fácil.
      Acho que o ponto a ser abordado é outro. Temos que cobrar a fiscalização. Ver se o que foi colocado no papel,estudado e aprovados pelas entidades competentes, está realmente acontecendo… Sair tacando a culpa onde é mais provável, para mim, não é o caminho certo.

      Não estou aqui querendo discutir com ninguém. Estou apenas mostrando meu ponto de vista. Concordo que tem algo de arredo, mas atribuir culpa a algo/alguém é muito fácil. Tem de haver uma investigação/fiscalização. Estamos em ano de eleição e muitos vão usar esse empreendimento como meio de obter votos.

    3. Yuri Lobão , qual a sua especialidade? Já que não é pesca, e que desconhece sobre pesca, mas mesmo assim culpabilizou os pescadores se contradizendo, pois no seu discursso diz que não devemos de forma "leviana"culpar sem ter uma visão aprofundada sobre o assunto. Acho que seu discursso não foi nem um pouco esclarecedor, pelo contrário, quando diz que as praias estão em condições piores do que estamos acostumados,esta sendo bastante condescendente, porque as praias estão em condições deploráveis! Já que você se colocou na posição de "advogado do diabo", que seja mais esclarecedor então! Gostaria que por gentileza, informe-nos melhor sobre essas audiencias públicas,e como cobrar fiscalização, essa é a informação que realmente importa.

  12. acredito que a presença de incontáveis petroleiros e outros navios de grande porte muito próximos à costa deva estar piorando a salubridade da água também…

  13. q se dane a Bahia de Guanabara , eles só pensam em dinheiro….fazer eles engolirem a porra do lixo..

  14. SACANAGEM!!!!!!!

  15. é muita competência pra fazer merda cagar tudo deixar irrecuperável mas pra melhorar despoluir faltam recursos, aprovação, licitações…. Queria ver ter essa competencia toda pra ajudar a limpar preservar despoluir…. tá tudo errado os valores estao invertidos e os responsáveis intocáveis ! A boa (utopia) era pegar um caminhão de merda e jogar na rua onde mora o jorge roberto silveira e outro na frente da casa do sergio cabral

  16. Detesto JRS e a turma dele mas este problema é estadual. A dragagem da baía de Guanabara, especialmente ali na ilha do fundão e arredores está levando no material coletado muito óleo, proveniente de anos de descaso com o meio ambiente. O bota fora tem de ser mais longe e num local mais apropriado. A Secretaria de Meio Ambiente tinha de supervisionar isto de uma maneira mais eficiente, né não?

  17. Fico PUTA com isso!

  18. caga no saquinho!

  19. Lembro que no governo Brizola o BID destinou um bilhão (1.000.000.000.00) de dólares para despoluir a baia de Guanabara… lá se vão décadas, e cd vc bilhão? Onde o poder público mete a mão dá merda, e depois mandam a conta (das merdas que fazem) para nós ou a natureza pagar. Cleptocracia.

  20. Ministério público em cima deles.
    Que eles parem.
    Já.

    1. Eu Sou Niteroiense.

    2. O MP estadual vem acompanhando o processo desde 2004 porém, na prática, tem pouco poder.

  21. E o foco não tem de ser em que lugar do Mar, mas sim the Terra, onde esta porcaria vai ser descartada, e tratada.
    Existe Ministério Publico Ambiental no Estado do Rio?

    1. O MP estadual vem acompanhando o processo desde 2004 porém, na prática, tem pouco poder.

  22. Ação civil pública condenando os responsáveis a fazer reparações no que estragaram…

  23. Cabral e seu porto maravilha! Bando de fdp!

  24. já presenciei navios despejando residuos perto da praia de itaipu, entre a ilha mãe e a praia, não acredito que respeitem esse raio de 5 Km….

    1. 🙁

  25. Quando acho que já vi de tudo, essa é a maneira encontrada para despoluir a baía rs é isso, assistamos pois a destruição e contaminação do nosso ambiente de camarote! somos o ouge da civilização, civilização cocô!

  26. O que "eu" acho é que não adianta ficarmos aqui postando revoltados. Aqui é um ótimo canal para nos mobilizar e irmos JUNTOS a luta. O que estamos precisando agora é de um grupo líder que inicie alguma Reinvidicação Pública com data, hora, uma excelente assessoria de imprensa e MUITA divulgação, fazer barulho. Brasil está nas manchetes dos jornais internacionais, temos que aproveitar e colocar o que está acontecendo. Para isso, precisamos nos unir: população, profissionais de direito, profissionais de jornalismo, de meio ambiente…a sociedade civil em peso!!!

    1. VAMOS MARCAR UMA REUNIÃO NESTE SÁBADO OU DOMINGO. QUE TAL?

    2. Pode ser aqui em casa Vania Miranda.

  27. Claudio Pinto sou pescador de itaipu estou sendo prejudicado pelo despejo descriminado de lama nas proximidades de itaipu e iatacoatiara.e acredito que ira piorar com despejo de residuos quimicos em itaipuaçu, as obras que ja iniciaram na rua 60 esta com prazo de 45 a 60 dias para ser concluidas por isso estou me colocando a disposiçao para participar manisfestaçoes ou movimentos contra o ato.coloco minha embarcaçoa a disposiçao para documentario ou filmagem do local.me procurar na praia de itaipu(claudio pescador).
    há ± um minuto · Curtir.

  28. Voces poderiam passar estas informações para o Ministerio Público?

    O crime é o que está acontecendo é chamado em ingles de "Ocean Dumping". É internacionalmente definido como "qualquer lançamento deliberado no mar de resíduos ou de outras matérias a partir de navios, aeronaves, plataformas ou outras estruturas feitas pelo homem no mar, e qualquer eliminação deliberada no mar de navios, aeronaves, plataformas ou outras feitas pelo homem estruturas no mar. "

    Tem um monte de impactos já registrados ao redor do mundo do estrago que isso faz! Foi banido em um monte de paises….

    A Convenção de 1972 sobre a Prevenção the Poluição Marinha por Alijamento de Resíduos e Outras Matérias, comumente chamada de Convenção de Londres, entrou em vigor em 1975 para controlar as atividades do oceano de dumping. Em 2001, 78 países haviam ratificado a Convenção incluindo o Brasil!

    A convenção não esta sendo seguida pela proximidade, concentração e forma de despejo! Mais informação nos sites abaixo…

    "EPA's Ocean Dumping and Dredged Material Management." EPA Web Site. July 16, 2002 [cited July 2002]. <http://www.epa.gov/owow/oceans/ regulatory/dumpdredged/dumpdredged.html >.

    London Convention. [cited July 2002]. <http://www.londonconvention.org >.

    1. que maravilhosa contribuição Carlos!!! Se quiser pode me manter informada, pois é de dadaos como esses que precisamos e muito!!! É isso que queríamos saber: até onde poderíamso ir, o que é e o que não é crime. Show!

  29. Porto do açu em São joao the Barra, Porto de Jaconé, ampliação do porto do caju, porto na baia de sepetiba ee maior polo siderurgico do mundo, Rio de Janeiro será o porto the monstruosidade humana!

    1. LAMENTAVELMENTE TEREI DE CONCORDAR COM VC! E BOTA MONSTRUOSIDADE NISSO!

  30. […] lodo e espuma de cores misteriosas, vistos na praia nos últimos meses parece ser resultante da operação bota-fora (dragagem) da Baia de Guanabara. Certamente não vêm desses navios, como se andou escutando por […]

  31. Carlos,

    Estas informações já foram passadas ao Ministério Público pela Colonia de Pescadores Z-7 de Itaipú, através de relatório de constatação elaborado por Otto Sobral, com a identificação das embarcações que realizavam os descartes, a delimitação dos descartes e a filmagem, inclusive subaquática. Esta filmagem é a mesma utilizada por todas as reportagens. Quando foi isso? Em novembro/2010, época em que o crime ainda estava em andamento.

    Isso ocasionou a discussão da questão em diversos foros, tais como CCRON, Audiência Pública da PMN, reuniões com INEA, INPH e Secretaria de Meio Ambiente. Os técnicos e políticos sempre tentaram defender a correção e legalidade dos descartes. Como poderia um "pescador" ter razão, argumentavam do alto de sua arrogância. O resultado vemos ai e veio a ser constatado por parecer técnico do MPE datado de dezembro/2011 com sugestão de TAC.

    Quem quiser maiores detalhes e informações pode me procurar ou procurar o meu pai, o primeiro autor destas denúncias (ottosobral@yahoo.com.br).

    Último detalhe: o EIA/RIMA citado é de uma das dragagens, cujo volume é pequeno considerando-se as demais. A maior dragagem, a do Porto do Rio, sequer possui EIA/RIMA e trata de milhões de metros cúbicos de lama. Trata-se de obra do PAC no valor de R$ 120 Milhões.

    Um abraço,

    Otto.

  32. A quem interessar, trecho do primeiro relatório:

    "Sr. Presidente.

    Como representante desta Colônia no conselho que se forma com o
    nome MONA CAGARRAS, Reserva Biológica criada recentemente, e de
    acordo com:

    RESOLUÇÃO CONAMA nº 13 de dezembro de dezembro de 1990,

    Art.2º Nas áreas circundantes das Unidades de Conservação, num
    raio de dez quilômetros, qualquer atividade que possa afetar a
    biota, deverá ser obrigatoriamente licenciada pelo órgão ambiental
    competente.

    Informo que, assumi compromisso de filmar as dragagens em operação
    no local de descarte na data da reunião de formação do Grupo do Conselho da
    Unidade de Conservação das Ilhas Cagarras do dia 14 deste mês, devido aos
    reflexos ambientais nocivos para a pesca e o lazer que geram tal
    empreendimento e, abaixo apresento um pequeno mapa para ilustrar a
    operação:

    1) Realizei filmagens do DESCARTE realizado pelo Navio draga "JAN
    LEEGHWATER" no dia 18/10/2010, com início às 10:20hs. Os filmes mostram
    as condições adversas de descarte tanto com o navio em movimento como os
    longos rastros de lama na superfície do mar, assim como, a extensão do
    descarte.

    2) Realizei o primeiro filme do fundo marinho na Lat.23°01.423’ e Long.
    43°05.527’ ás 11:30hs no mesmo dia, cujos despejos mais antigos localizei
    rapidamente no sonar pelo lado Oeste "W", plotagem em vermelho (círculo
    pontilhado marcando a área do despejo, em anexo) onde as águas eram mais
    claras devidos as fortes marés de SW. É evidente o dano ambiental, a
    extensão, altura e a diversidade de pontos espalhados dos produtos
    descartados aparecem como rochas no fundo mas, na verdade são
    sedimentos compactados de diversas combinações que merecem uma análise
    mais detalhada.

    3) Posicionei diversos pontos em GPS de descartes localizados pelo
    sonar, o qual mostra uma grande amplitude de despejos que impossibilita um
    mapeamento detalhado em um único dia de trabalho. Plotei então um
    alinhamento somente em uma determinada rota tomando por base uma reta de
    minha embarcação em relação ao navio draga fazendo a operação de descarte
    plotado por Radar.

    4) Realizei o segundo filme do fundo marinho após o recente d descarte
    do navio draga JAN BLANKEN na Lat. 23°01.525’ às 12:38hs do dia 18/10/
    2010, onde a água nos primeiros metros ainda permanecia com boa
    transparência e ao se aproximar do fundo aos 28 metros de profundidade (profundidade máxima de 35 metros) percebesse uma água mais turva com
    pouca visibilidade devido ao descarte mais recente mesmo com a forte
    correnteza de SW. Neste filme pressiono um objeto de ferro contra o fundo
    mostrando que uma tabatinga ou mistura de sedimentos adversos ainda se
    encontram moles ao toque. Percebi no retorno a superfície que meus dedos
    coçavam um pouco mesmo com as luvas nas mãos.

    5) Na volta ao porto observei mais dois NAVIOS DRAGA de mesmo
    porte, “CARREGADOS” indo fazer os despejos no mesmo local. Filmei o
    segundo às 14:49hs. do mesmo dia com o nome “JAN LEEGHWATER”, tão
    carregado de material de descarte que apareciam os entulhos no convés.
    Observem que no espaço de menos de 5 horas foram feito 3 DESCARTES DE
    GRANDE PORTE. São feitos descartes segundo informações até durante a
    noite!"

  33. CHAMADA PARA NITERÓI E MARICÁ – TODOS JUNTOS DIA 14 DE ABRIL

    No dia 14 de abril ás 11h, horário de concentração, moradores da cidade de Niterói e Maricá estarão juntos no evento de conscientização ITACOATIARA SOS DE MÃOS DADAS PELO MEIO AMBIENTE para abraçar a Praia de Itacoatiara pela areia (banhistas) e pelo mar (surfistas e stand up). Este evento será apenas um “start” para um trabalho que tem como objetivo levar para dentro das escolas públicas e particulares das cidades de Niterói e Maricá uma mesa redona para que crianças, adolescentes e jovens discutam e compreendam o que poderemos receber em troca em prol deste desenvolvimento acelerado e irresponsável. E para que os futuros herdeiros desta Terra possam compreender seu real papel e compreender que a SOCIEDADE CIVIL tem MUITA força sim, mas quando unida.

    Esta ideia surgiu de três mães (educadora/fisioterapeuta/dentista) que viram as praias oceânicas de Niterói, durante todo o verão, com a maré vermelha (resposta dos mares para a poluição) e sabendo que tem muito mais por vir, por conta do Petróleo, resolvemos arregaçar as mangas. Acreditamos que não adianta somente fazer barulho ou esperar que apenas os governantes olhem por nós, precisamos educar esta nova geração, mostrar pós e contras e que o desenvolvimento pode acontecer sim, mas de maneira responsável e coerente.

    Foram convidadas outras iniciativas para comparecerem ao local do evento como PRESERVEASSIM.ORG e SOS JACONE-RJ PORTO NÃO que estão à frente de petições públicas em prol do meio ambiente nas Cidades de Niterói e Maricá. Neste mesmo dia haverá também um evento do Stand Up em prol do meio ambiente que sairá de Itaipu e quando chegarem, todos juntos abraçaremos a Praia de Itacoatiara, que estará representando todas as praias de nossa região de Niterói e Maricá.

    Na página do facebook do evento já temos mais de 2.000 pessoas confirmadas!

    Precisamos do apoio total de todas as mídias, pois esta responsabilidade com o meio ambiente é de todos nós. Afinal de contas…"Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, o Homem irá ver que dinheiro não se come."

    Vania C Miranda (vaniacmiranda@gmail.com
    Georgia Loureiro (georgia.loureiro@gmail.com
    Bia Tebet (biatebet@hotmail.com

  34. Vamos todos lutar por uma justificativa e esclarecimento do vem sendo feito sem o acordo da opinião pública!

  35. A única coisa que encontro assinalado na matéria é de responsabilidade do Governo do Estado, com liberação de licenças feitas pelo INEA – Instituto Estadual do Ambiente, inclusive o EIA – Estudo de Impacto Ambiental, portanto as responsabilidades está claramente apontadas é só agir.

    1. Alguem tem que fazer alguma coisa, dar um basta nessa situação, é o estado inteiro desde o norte até o sul.. que que é isso??!?!

  36. […] Guanabara será apenas 1.3km mais longe do que o ponto utilizado anteriormente, que resultou em um estrago nas praias da região oceânica de Niterói e até hoje traz enormes prejuízos aos pescadores da […]

  37. Sou pescador profissional esse bota fora hoje esta no ponto H e com certeza esta acabando com toda a fauna e flora, não existe pescaria no local em que eles despejam, eles conseguiram acabar com tudo, todos as Lajes estão cobertas de lama. Espero que alguém faça alguma coisa, gostaria muito de ver algumas ações contra as grandes empresas que destroem o fundo do mar.

Leave a Reply