Ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) em pauta.

Ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset)A ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), que inclui os tão amados Costão e o Alto Morão, estará sendo discutida nesta 5a feira (dia 30) às 19h, no Colégio Itapuca em Niterói.

Em destaque, a ampliação do parque para incluir as ilhas do Pai, da Mãe e da Menina ao Parque Estatual.

Venha suportar essa idéia, apresentar seus argumentos contra ou apenas se informar. Mais importante, venha exercer sua cidadania e mostrar ao INEA que estamos de olho no futuro do nosso parque!

AMPLIAÇÃO DO PARQUE DA SERRA DA TIRIRICA É TEMA DE CONSULTA PÚBLICA
17/ 08/ 2012
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fará no próximo dia 30, às 19h, no Colégio Itapuca (Avenida Ernani de Faria Alves, 124 – Piratininga), em Niterói, consulta pública sobre a proposta de ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). Situado no limite entre Niterói e Maricá, a unidade será ampliada dos atuais 2.260 hectares para 3.520 hectares, incorporando cerca de 90% da Reserva Ecológica Municipal Darcy Ribeiro, além das Ilhas do Pai, da Mãe e da Menina.
A ampliação do parque vai proporcionar maior proteção à biodiversidade da região. As áreas da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro, situada a oeste do Peset, possuem relevo montanhoso, abrangendo os morros do Cantagalo e do Jacaré e as serras Grande e do Malheiro, com altitudes médias acima de 250 metros e ponto culminante na Pedra do Cantagalo (407 m). A incorporação vai resultar na adequação da área ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que não mais prevê a Reserva Ecológica entre as categorias de áreas protegidas.
As ilhas do Pai, da Mãe e da Menina, além de grande beleza cênica, são importante refúgio para as aves marinhas. As áreas rochosas submersas não serão incorporadas ao parque, o que garante a continuidade da sua utilização pela comunidade pesqueira de Itaipu.
A ampliação do Peset será fundamental para a preservação de um importante patrimônio natural, protegendo nascentes, encostas e uma importante biodiversidade, que prestam diversos serviços ambientais à região. Além disso, essa medida poderá incrementar o ICMS ecológico recebido pelo município, e agregará valor à Região Oceânica de Niterói, favorecendo a economia e o turismo local.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Inea, pelo telefone (21) 2334-6207, ou com a administração do Parque Estadual Serra da Tiririca, pelo telefone (21) 2638-4411, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Leave a Reply